TDO – TPS

 

TDO (Transtorno Desafiador Opositor)

Este é um transtorno que tem como base padrões de comportamentos negativista, hostis e desafiadores. Crianças que apresentam TDO apresentam tendência a se descontrolar, discutir com adultos, recusar-se a fazer o que lhes é dito, entre outros comportamento de oposição. A literatura apresenta um conjunto de fatores que podem influenciar o aparecimento do problema. Dentre eles, principalmente recomendados com maior frequência, são a psicoterapia individual da criançã, associada a aconselhamento e treinamento parental, entre outros aspectos.

Todas as crianças passam por fases difíceis que muitas vezes poderiam ser descritas como “de oposição”, especialmente quando se está cansado, com fome, estressado ou chateado. Quando eles estão assim podem discutir, conversar, desobedecer e desafiar os pais, professores e outros adultos. Há também momentos no desenvolvimento normal que o comportamento de oposição é esperado, como por exemplo entre dois a três anos de idade ou até mesmo na pré-adolescência. Entretanto, o comportamento hostil se torna uma preocupação quando é freqüente e consistente, que se destaca quando comparado com outras crianças da mesma idade e nível de desenvolvimento e quando ela afeta a família da criança, social e a escola.
 
 
Para melhor entender, nada melhor como uma boa definição:
 

O transtorno de oposição (TDO) é um transtorno disruptivo, caracterizado por um padrão global de desobediência, desafio e comportamento hostil. A criança ou adolescente discute excessivamente com adultos, não aceitam responsabilidade por sua má conduta, incomodam deliberadamente os demais, possuem dificuldade de aceitar regras e perdem facilmente o controle se as coisas não seguem a forma que eles desejam.

 

 
 
 
 

TPS (Transtorno de processamento sensorial)

 

Foi comprovado que o cérebro de uma criança que tenha TPS funciona diferente de uma criança normal, ou mesmo de uma criança diagnosticada com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

É válido informar que foi feito um teste onde crianças diagnosticadas com TPS ficavam em um simulador de foguete, e dentro, eles mediam a resposta de medo, aflição, desconforto (fight or fly reaction). As sensações eram criadas a partir da iniciação de um dos sentidos. Neste teste foi demonstrado que o tempo de adaptação da criança que tenha TPS foi consideravelmente mais demorada do que crianças normais ou outras diagnosticadas com TDAH. Além disso a resposta de surpresa, e as vezes até a reação de fly or fight ocorreria muito mais vezes num portador de TPS do que nos outros grupos**.

O importante é que crianças com TPS não precisam tomar remédios, eles precisam de Terapia Ocupacional. Alguns casos mais severos de TDHA são tratados com remédios, e muitas crianças com TPS foram erroneamente diagnosticadas no passado com essa condição.

 

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